Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Plataforma lançada pela Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, permite que pacientes e profissionais de saúde possam ter informações atualizadas sobre medicamentos similares intercambiáveis, ou seja, que podem substituir remédios de referência.
Um medicamento é classificado como similar quando contém o mesmo princípio ativo, concentração e indicação terapêutica do medicamento de referência, mas é vendido com um nome comercial, uma marca que não é a mesma do remédio referência.
É diferente do genérico, que é idêntico ao de referência, mas é vendido sem uma marca, apenas com o nome do princípio ativo.
Os genéricos têm comprovação de segurança, eficácia e qualidade assegurados pela Anvisa e podem substituir o remédio de referência, ou seja, são intercambiáveis.
Segundo a Agência, atualmente a grande maioria dos medicamentos similares tb já tem comprovação de equivalência terapêutica com os medicamentos de referência, o que garante a substituição de forma segura.
E, para facilitar a vida do paciente, a Anvisa atualizou o sistema de busca por medicamentos similares intercambiáveis.
A partir de agora, é só acessar o site consultas.anvisa.gov.br e procurar pela opção “medicamentos”.
Basta colocar o nome do medicamento de referência, selecionar a opção “similar” no campo “categoria regulatória” e pedir para o sistema indicar qual o similar que pode ser usado em seu lugar.
Também dá para fazer a busca inversa e saber qual é a marca referência de um remédio similar.
Vale dizer que, de acordo com a Anvisa, o medicamento similar intercambiável é obrigado a inserir essa informação em sua bula. Ou seja, uma forma de confirmar que o medicamento similar pode substituir com segurança e eficácia o medicamento referência é consultando a própria bula.
Fonte: Agência Rádio 2