Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Empresas que participaram de teste de quatro dias de trabalho semanais vão manter esse modelo.
O projeto piloto durou seis meses e teve a participação de dezenove companhias. Dessas, oito decidiram que vão manter de forma permanente o esquema de quatro dias de trabalho por semana.
Já outras sete resolveram esticar essa dinâmica até o final deste ano para avaliar os impactos dessa jornada reduzida a longo prazo.
Uma informou que vai estender o formato para outras áreas da companhia e outras três devem fazer ajustes, como oferecer uma folga a cada 15 dias.
O modelo foi testado pelas empresas com todos os funcionários ou em alguns setores.
O projeto piloto foi desenvolvido pela “4 Day Week Brazil”, que integra uma organização sem fins lucrativos que faz pesquisas sobre trabalho em todo o mundo.
Antes de o programa ser iniciado, as empresas se prepararam de setembro a dezembro do ano passado.
Em janeiro a carga horária foi reduzida, sem prejuízo de salário e com a proposta de manter 100% da produtividade.
Ao final do teste, 72% das empresas observaram um aumento na receita e para 63,6% os lucros subiram.
As companhias destacaram ainda que a capacidade de atração de novos talentos melhorou e que as faltas injustificadas caíram.
Mas, de acordo com o estudo, uma em cada três empresas tiveram que reforçar o quadro de funcionários para reduzir a jornada para quatro dias. 48% dos colaboradores relataram um aumento no ritmo de trabalho e a grande maioria afirmou estar com mais energia para realizar as tarefas.
Fonte:Agência Rádio 2