Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Depois da disparada de quase 40 por cento registrada em novembro, o preço do café arábica se manteve firme, até agora, em dezembro. Balanço do Cepea indica que a saca é vendida, no geral, acima dos dois mil e 100 reais. Enquanto a do robusta sai em torno de mil e 800. Continua um cenário de baixa oferta, no mundo todo, principalmente por conta de problemas climáticos no Brasil e no Vietnã, além da diminuição dos estoques, que também gera pressão por aumentos no preço do café.
Outro produto valorizado é o algodão em pluma. O preço médio se mantém desde o começo do mês acima dos quatro reais a libra-peso, com picos em torno de quatro e 20. O movimento é fruto de uma postura mais firme do produtor rural, que, de olho nas várias altas do dólar, nos últimos dias, passou a bater mais o pé na hora de vender. O algodão só não ficou mais caros porque muito comprador, que tem mercadoria em estoque, deu um tempo nos negócios e só deve voltar depois da virada do ano.
E a arroba do boi gordo ficou 10 reais mais barata, na última semana, em São Paulo. O preço caiu de 325 para 315 reais, indicam dados da consultoria Safras & Mercado. Em Goiânia, o recuo foi ainda maior: de 315 para 300. As escalas de abate estão alongadas, o que reduz a demanda e força cotações menores. Sem falar em dificuldades no repasse dos custos, já que o preço alto da carne de boi faz parte da população dar preferência para proteínas mais baratas, como o frango.
Fonte: Agência Rádio 2