Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A produção nacional de algodão em pluma deve registrar uma pequena queda, no ciclo 24/25, na comparação com o anterior, que foi marcado por um avanço de 15 por cento. Ela chegará a três milhões 694 mil toneladas, indica projeção da Conab, seis mil a menos. O órgão fala em uma área de cultivo maior, de dois milhões de hectares, que deve ajudar, mas não vai compensar totalmente um rendimento três por cento menor, na casa de uma tonelada e 800.
Já a produção brasileira de soja deve se recuperar, no ciclo 24/25. Ela encolheu quase cinco por cento, na safra anterior, mas pode aumentar 12 por cento na próxima. A Conab fala em uma colheita total de 166 milhões de toneladas. Caso ela se confirme, será puxada por aumentos da área de cultivo e, principalmente, do rendimento das lavouras. Que, se o clima ajudar, ficará acima de três toneladas e meia por hectare.
E as exportações do agronegócio brasileiro encolheram, em 2024, até novembro. Elas bateram 152 bilhões e 600 milhões de dólares, quase meio bilhão a menos que no mesmo período do ano anterior. Complexo soja e milho, os dois grãos mais cultivados no país, com reduções de 17 e 40 por cento, chamam a atenção negativamente. Em ambos os casos, houve redução do preço e do volume embarcado. Por outro lado, as exportações de carnes, açúcar, café e algodão, por exemplo, cresceram.
Fonte: Agência Rádio 2