Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
2025 será mais um ano de preços em alta no mercado do café. Projeção do Cepea indica que a demanda seguirá firme, dentro e fora do país, e que os estoques continuarão apertados. A safra 2024, no Brasil, foi bastante prejudicada pelo clima quente e seco, que derrubou a produção. E os impactos também serão sentidos na colheita de 2025, até por conta do estresse que afetou as plantas. Sem esquecer que o Vietnã, segundo maior produtor de café do mundo, atrás apenas do Brasil, também teve problemas. Com tudo isso, a saca do arábica é vendida, aqui no país, acima dos dois mil e 200 reais. E a do robusta acima de mil e 800.
Quando o assunto é a criação de porcos, as projeções para 2025 são positivas. A tendência é de investimentos no setor e aumento da oferta. E que a demanda pela carne suína do Brasil siga bastante aquecida. Principalmente a externa, até porque o país tem atuado para abrir novos mercados. O ano de 2024 já foi marcado por recorde no volume exportado e por preços lá no alto. Nos últimos dias, o quilo do suíno vivo foi cotado, no país, em torno de oito reais, um pouco mais ou um pouco menos, depende da praça.
E o preço do boi gordo abriu a semana em alta, em boa parte do país. Um dos motivos é a demanda maior, após o mercado mais lento, durante as festas de fim de ano, o que encurtou as escalas de abate. Assim, a tendência é de novas altas, nos próximos dias, mesmo com a demanda interna ainda fraca. Dados da agência Safras & Mercado indicam que a arroba do boi gordo sai a 321 reais em São Paulo, a 317 no Mato Grosso do Sul e a 309 em Goiás.
Fonte: Agência Rádio 2