Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A última semana foi marcada por novas altas no preço do boi gordo. Em São Paulo, por exemplo, a arroba fechou a sexta-feira negociada a 331 reais; no Mato Grosso do Sul, a 321; e, em Goiás, a 314 reais. Os dados são da agência Safras & Mercado. As escalas de abate estão mais curtas, em torno de cinco dias. Muita gente que deu um tempo nos trabalhos, por conta das festas de fim de ano, agora precisa correr pra recuperar os dias perdidos, o que puxa a demanda pra cima. Num momento no qual as exportações de carne de boi seguem num bom ritmo, o que reduz a oferta aqui no país.
Outro produto valorizado é o frango. Balanço do Cepea aponta que o quilo do animal congelado ou resfriado é vendido em torno de oito reais e 50 centavos, no estado de São Paulo. Alta de um e meio por cento, do começo do mês pra cá. O motivo é o aumento da demanda, algo que não é normal nessa época do ano, quando despesas como IPTU, IPVA e material escolar forçam muita gente a cortar gastos. Um dos motivos pode ser o fato de que, com preços maiores no mercado do boi gordo, parte dos consumidores que compraria carne de boi teve que trocar pelo frango.
E boa notícia para os produtores de laranja. A chuva dos últimos meses de 2024, no cinturão citrícola de São Paulo e Minas Gerais, região que lidera o cultivo da fruta no país, fez bem para os pomares. A situação no campo é bem melhor que na mesma época do ano passado, quando as plantações sofriam com uma forte seca. Por outro lado, com o bom andamento da safra 25/26, os preços caíram, nos últimos dias, mas seguiram num patamar bastante alto. A caixa da laranja para indústria foi cotada a 87 reais, enquanto a fruta de mesa foi vendida a 105.
Fonte: Agência Rádio 2