Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O preço do boi gordo caminha pra fechar o primeiro mês do ano em alta. Nos últimos dias, a arroba foi cotada em torno de 326 reais, indicam dados do Cepea, o que dá três por cento de aumento, até agora. A valorização está ligada ao crescimento da demanda, inclusive por conta das exportações, que seguem num bom ritmo, nos primeiros dias do ano. Além disso, a oferta não é das maiores, mesmo as chuvas que caem em várias regiões produtoras e que teoricamente melhoram a qualidade do pasto e a alimentação do rebanho. Um dos motivos é o registro de lagartas em diversas fazendas, o que prejudica a qualidade do capim.
Já o preço do ovo, que começou o ano em baixa, reagiu, nos últimos dias. Agora, oferta e demanda estão mais ajustadas, mesmo numa época na qual as férias escolares fazem o consumo cair. No começo de janeiro, havia, no mercado, muito ovo que sobrou de 2024. Com o escoamento desses estoques, porém, o produtor passou a bater mais o pé na hora de vender. Em Bastos, interior paulista, a caixa com 30 dúzias do ovo branco é cotada em torno de 138 reais; e a do vermelho a 162.
E a moagem da safra de cana 24/25 atingiu 613 milhões de toneladas, até agora, 30 milhões a menos que no mesmo período do ciclo anterior. Os dados são da Unica, entidade que reúne as indústrias do setor sucroalcooleiro. Durante a maior parte da safra, os números de 2024 se mantiveram acima dos de 2023. Porém, na reta final, o cenário mudou, por exemplo, por conta do clima ruim, que dificultou a colheita da cana e prejudicou a moagem. Tanto que 59 usinas, apenas, seguem em operação. No ano passado, nessa época, eram mais de 100.
Fonte: Agência Rádio 2