Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A medida gera preocupação na Ucrânia, que depende do apoio americano na guerra contra a Rússia.
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, anunciou nesta sexta-feira (24) a suspensão de praticamente toda a ajuda externa do país, com exceção de recursos destinados a Israel e ao Egito, conforme um memorando interno.
De acordo com o documento, “nenhum novo fundo será alocado (…) até que cada concessão ou renovação proposta seja analisada e aprovada”, seguindo “a agenda do presidente” Donald Trump, como revela a nota à qual a AFP teve acesso.
Embora a ajuda alimentar de emergência seja excluída da medida, o texto não menciona especificamente a Ucrânia. Esse silêncio sugere que os bilhões de dólares destinados ao país para enfrentar a invasão russa durante o governo do democrata Joe Biden também foram suspensos.
Essa decisão segue um decreto assinado por Trump na segunda-feira (20), dia de sua posse, que estabelece a paralisação de 90 dias da ajuda externa dos Estados Unidos.
Israel e Egito estão entre os principais beneficiários da assistência militar americana.
O memorando de Rubio justifica o congelamento alegando que a nova administração não pode avaliar se os compromissos de ajuda externa existentes são eficazes, duplicados ou alinhados com a política externa do presidente Trump. No decreto, Trump afirma que “a indústria e a burocracia de ajuda externa dos Estados Unidos não estão alinhadas com os interesses americanos e, em muitos casos, vão contra os valores do país.”