Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Números do primeiro pedágio “free flow” do Brasil mostram que 8 de cada 100 motoristas que usam a rodovia deixam de pagar a taxa de pedágio.
A praça de pedágio em questão fica na BR-101, rodovia que liga a cidade do Touros (RN) a São José do Norte (RS). Está instalada em trecho que corta o Rio de Janeiro, entre três cidades fluminenses: Itaguaí, Mangaratiba e Paraty.
No pedágio “free flow”, a cobrança da tarifa é feita de maneira eletrônica, com identificação automática dos veículos, em livre passagem pelas praças, sem que haja necessidade de paradas ou mesmo redução de velocidade.
A maioria dos motoristas faz o pagamento do pedágio free flow com ajuda das tags – que já se popularizaram no país.
Mas quem não possui a tag, precisa fazer o pagamento de forma avulsa, por meio de um site disponibilizado pela concessionária ou através do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito.
Números da concessionária que administra a BR-101 e da ANTT, a Agência Nacional de Transportes Terrestres, 8% de motoristas não realizam o procedimento necessário e ficam sem pagar a tarifa obrigatória.
Entre os que acertam as contas, o tempo médio de pagamento, que em março de 2023, quando a operação do pedágio começou, era de 54 dias, caiu para os 6 dias em outubro desse ano.
Pelas regras atuais, o prazo legal para pagamento do pedágio é de 30 dias após o motorista passar pelo free flow.
Importante lembrar que não pagar pedágio é infração grave e rende multa de R$ 195,23, além de 5 pontos na CNH.
Fonte: Agência Rádio 2