Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O Brasil é o novo presidente do Brics.
O país assumiu a presidência rotativa do grupo na última quarta-feira, primeiro de janeiro, para e segue no comando do bloco até 31 de dezembro desse ano.
O Brics é um grupo informal de países que se reúne para cooperar em questões políticas, diplomáticas e econômicas.
Formado originalmente por Brasil, China, Índia e Rússia, o grupo conta hoje com nove nações, já que formalmente também já incorporou a África do Sul, o Irã, o Egito, os Emirados Árabes e Etiópia. Além disso, a Arábia Saudita está em processo de confirmação.
Juntos, esses países concentram 40% da população mundial e 37% do PIB do planeta.
O país que ocupa a presidência rotativa dos Brics é responsável por coordenar as reuniões dos grupos de trabalho e reunir representantes dos países membros para debater as prioridades estabelecidas pela presidência de turno.
Para o mandato em 2025, o Brasil estabeleceu cinco prioridades: a facilitação do comércio e investimentos entre os países do agrupamento; a promoção da governança inclusiva e responsável da Inteligência Artificial para o desenvolvimento; o aprimoramento das estruturas de financiamento para enfrentar as mudanças climáticas; o estímulo aos projetos de cooperação entre países do Sul Global, com foco em saúde pública; e fortalecimento institucional do bloco.
A Cúpula dos Brics deste ano está programada para julho, no Rio de Janeiro. Mais de 100 outras reuniões estão previstas para acontecer entre fevereiro e julho, em Brasília.
Fonte: Agência Rádio 2